Patologias

Quais são as Patologias Ginecológicas mais frequentes?

O que é endometriose?

É uma doença que ocorre em 10% das mulheres causando dor e infertilidade. Na endometriose o endométrio (camada interna do útero) está presente em outras partes do corpo como peritoneo (camada que recobre os órgãos abdominais, ovários, bexiga intestino, entre outros).

Porque ocorre a endometriose?

A causa da endometriose não é totalmente definida, mas ocorre o desenvolvimento de endométrio em áreas fora do útero. isto ocorre pelo ocorrência da menstruação retrógrada que é a saída sangue menstrual pelas trompas e implante destas células no peritônio que começam a se implantar e desenvolver.

Porque endometriose provoca dor?

A endometriose é uma doença inflamatória mediada por hormônios. Na reação inflamatória várias substâncias são liberadas e estas substâncias provocam e/ou aumentam dor. Além disso, os focos de endometriose invadem os tecidos onde estão alojados provocando dor.

Qual a relação entre endometriose e infertilidade?

A endometriose pode provocar infertilidade tanto pelo dano/alteração anatômica que provoca nas pacientes, como pela alteração na função de vários elementos envolvidos no processo de concepção como o endométrio, óvulos, interação óvulo/espermatozóide, entre outros.

Como a endometriose é diagnosticada?

Inicialmente a história médica pode ajudar pela presença de dor pélvica, dor na menstruação ou dor na relação sexual. A presença de infertilidade também deve sugerir a possibilidade de endometriose. Exames como ultrassonografia pélvica e a ressonância magnética podem auxiliar em alguns casos de endometriose. O padrão-ouro para diagnóstico continua sendo a videolaparoscopia.

Qual o tratamento da endometriose?

O tratamento da infertilidade depende da presença de dor ou de infertilidade. Em casos de infertilidade o ideal é uma combinação de tratamento cirúrgico com técnicas indução da ovulação ou reprodução assistida. Em casos de dor o tratamento passa por cirurgia e/ou tratamento medicamentoso de bloqueio da endometriose.

Adenomiose

Adenomiose era definida antigamente como a endometriose de dentro do útero. É definida como a presença de focos de endométrio dentro da parede uterina. É uma patologia que pode ser investigada através do uso da ultrassonografia e da ressonância magnética de pelve.

As pacientes com adenomiose costumam apresentar, dor pélvica, dor na menstruação, dor na relação e sangramento uterino anormal.

Sangramento Uterino Anormal

O sangramento uterino anormal é uma causas que mais leva a paciente a consultar com o ginecologista. O ciclo menstrual possui como características a regularidade e o padrão de cada paciente, quando esta periodicidade é afetada isto pode ser sinal de patologias tanto ginecológicas como não ginecológicas. Uma investigação detalhada poderá revelar a causa e determinar o melhor tratamento. Além disso, o sangramento uterino aumentado resulta em perda de qualidade de vida da paciente afetando seu dia, sua rotina de atividades, vida sexual e auto-estima. São causas comuns de sangramento uterino anormal os miomas uterinos, pólipos uterinos, adenomiose, sangramento uterino disfuncional.

Dor Pélvica Crônica

A dor pélvica crônica é definida como dor persistente na região abdominal inferior com duração maior do que 6 meses. Um conjunto de causas pode ser a origem da dor pélvica, desta forma a origem da dor pode ser associada com problemas gastrintestinais, urinários, ginecológicos, musculoesqueléticos, neurológicos, psicológicos e endócrinos. A endometriose é uma importante causa ginecológica de dor pélvica, mas podemos citar outras patologias como a adenomiose, a miomatose uterina, a síndrome de congestão pélvica (varizes pélvicas), etc.

Miomas Uterinos

Os miomas são tumores benignos que ocorrem no útero sendo responsáveis por sangramento uterino, dor pélvica e em algumas situações infertilidade. Os miomas são muito frequentes ocorrendo em 30% das mulheres, no entanto somente são sintomáticos em 30% destas pacientes. O tratamento dos miomas uterinos é centrado no controle de sintomas, em algumas situações temos que usar o tratamento clínico com medicamentos para controle. Por outro lado, em outras situações o tratamento cirúrgico é o mais indicado.

Pólipos Uterinos

Os pólipos uterinas são tumores benignos que ocorrem dentro da cavidade uterina. Os pólipos podem podem causar sangramento uterino irregular, infertilidade e dor pélvica. Sua investigação inicial usualmente é feita através do ultrassom transvaginal. Os pólipos são retirados de maneira eficaz através da histeroscopia onde confirma-se a sua presença e no mesmo momento pode se realizar a sua retirada.

Doenças Sexualmente Transmissíveis

As doenças sexualmente transmissíveis são infecções que são transmitidas preferencialmente por via sexual, mas não exclusivamente. Causam sintomas como corrimento, dor, febre, úlceras genitais além de poderem causar sequelas nas áreas genitais ou outros órgãos. Várias infecções podem ser incluídas neste grupo como: sífilis, gonorréia, donovanose, linfogranuloma venéreo, cancro mole, herpes genital, infecção pelo HPV, por exemplo.

Câncer Ginecológico

O câncer é uma preocupação em qualquer área da saúde. Os tumores ginecológicos malignos são uma causa de saúde pública. O câncer de colo uterino, o câncer de mama, além dos tumores do corpo uterino, do ovários, das trompas, da vulva e da vagina podem ocorrer em várias fases da vida da mulher. Sangramento uterino anormal, corrimento com odor fétido, sangramento após a relação, surgimento de nódulos ou tumores são todos sinais que merecem atenção.

Resultados de Exames:

Área da Paciente