Cirurgia Ginecológica

Videolaparoscopia

Dr. Carlos Souza - Cirurgia GinecológicaA cirurgia videolaparoscópica normalmente oferece vantagens como menor perda sanguínea, menos dor, recuperação mais rápida e, consequentemente, retorno às atividade cotidianas em menor tempo. Além disso, pelas menores incisões acaba possuindo um benefício estético.

Cirurgias como histerectomias, miomectomias, tratamento de endometriose, abordagem de cistos de ovários, cirurgias de prolapso de cúpula vaginal, podem ser realizadas por via laparoscópica. Além da videolaparoscopia existe também a videohisteroscopia. A histeroscopia permite o exame e tratamento de patologias da cavidade uterina como pólipos, miomas, malformações, sinéquias, entre outras.

Quais são as Cirurgias Ginecológicas mais frequentes?

Histeroscopia Cirúrgica

Histeroscopia é realizada através de um instrumental adequado que penetra no colo uterino, permitindo a visualização da cavidade uterina e colo uterino. A histeroscopia permite a identificação e resolução de doenças do útero como os miomas, os pólipos uterinos, as malformações uterinas, as sinéquias uterinas, o tratamento do snramento uterino anormal, por exemplo. O procedimento é realizado por via vaginal de forma ambulatorial permitindo uma rápida recuperação e retorno às atividades habituais.

Histerectomia Videolaparoscópica

A retirada do útero com uso de videolaparoscopia pode ser realizada em grande parte das pacientes. A associação com técnicas de histerectomia vaginal permite uma menor perda de sangue e uma melhor recuperação à paciente. O procedimento videolaparoscópico oferece vantagens em relação à técnica abdominal com menor dor, menor tempo de internação hospitalar e melhor recuperação. Além disso, permite a abordagem de outras doenças que podem estar associadas como cistos de ovário e endometriose.

Cirurgia Conservadora do Útero

Atualmente, a manutenção do útero é uma possibilidade em várias doenças que antes eram tratadas com a histerectomia. A combinação da histeroscopia e da videolaparoscopia permite, em muitos casos, oferecer um tratamento conservador do útero (de conservação do útero em situações em que isto possa ser desejado). O tratamento dos miomas ou o sangramento uterino aumentado podem ser controlados com a associação de técnicas permitindo a manutenção do útero dentro do conceito da cirurgia ginecológica minimamente invasiva.

Cirurgia para Tratamento da Endometriose

A endometriose é uma situação que pode estar associada a dor pélvica e/ou infertilidade. Seu tratamento varia de caso a caso e pode consistir desde o uso de medicamentos até o uso de cirurgia, mas usualmente um manejo combinado de cirurgia e tratamento medicamentoso são utilizados. A avaliação particularizada do caso permitirá a definição da melhor estratégia de manejo. A videolaparoscopia permite o diagnóstico da doença e auxilia no tratamento da dor pélvica, sempre levando em conta o desejo de fertilidade da paciente.

Cirurgia para Tratamento de Cisto Ovariano

Quando necessário o tratamento dos cistos ovarianos pode ser realizado através da videolaparoscopia. A Videolaparoscopia permite que seja realizada a retirada do cisto ovariano, preservando o ovário e o futuro reprodutivo da paciente.

Miomectomia

A miomectomia, retirada de miomas com preservação do útero, pode ser realizada por laparoscopia. A miomectomia laparoscópica tem indicações precisas e permite menor dano ao útero e menor perda sanguínea. Muitos casos necessitam de manejo combinado de laparoscopia com histeroscopia.

Ooforectomia / Ooforoplastia

Em caso de necessidade de retirada dos ovários por patologia ou mesmo para prevenção de câncer de mama a videolaparoscopia é uma ótima opção. Em casos em que a manutenção do ovário é uma opção a retirada de cistos de ovário pode ser manejada adequadamente por laparoscopia.

Prolapso Genital

Os prolapsos genitais (cistocele, retocele e enterocele) são causados por múltiplas causas como: as lacerações vaginais decorrente de partos, as gestações, a obesidade entre outros fatores. Existem várias formas de correção desses problemas, com um grande número de técnicas vaginais, mas também com o uso de técnicas abdominais e videolaparoscópicas. Alguns procedimentos de prolapso podem ser realizados por via laparoscópica.

Cirurgias Tubárias

As trompas podem ser tratadas de forma adequada através da laparoscopia. A reversão de laqueadura tubária, a salpingectomia, a cirurgia da gravidez ectópica e laqueadura tubária são exemplo de cirurgias que podem ser realizadas por via laparoscópica.

Resultados de Exames:

Área da Paciente